quarta-feira, 27 de julho de 2011

Palestras culturais em escola de Jacarepaguá

O C.E. Brigadeiro Schorcht, de Jacarepaguá, em parceria com o Programa Escola Aberta e o grupo de teatro “Entrou por uma Porta”, está realizando o Seminário de Cultura Viva e Comunitária. Desde o dia 26 de julho e até o dia 28, as palestras são realizadas virtualmente, das 18h às 20h. Já durante os três últimos dias, os encontros acontecem na própria escola.

No dia 26, o tema foi Escola Latinoamericana de Comunicação Popular. No dia 27, Rede Latinoamericana de Arte-transformação e Rede Latinoamericana de Teatro em Comunidade. No dia 28, o tema será Música, Cena, Arte para encantamento no Continente Americano e Africano. No dia 29, será Cultura Viva na América Latina e África e, no dia 30, será o lançamento da Rádio Web CEBS ao vivo da Praça das Musas.

Para saber mais ou marcar a sua participação no evento, entre em contato por e-mail grupoentrouporumaporta@yahoo.com.br. Acesse também o site do grupo, www.grupoentrouporumaporta.org.br, e o blog, www.grupoentrouporumaporta.blogspot.com, para acompanhar as palestras.



HORÁRIOS, TEMAS E PALESTRANTES:
26/ 07 – Escola Latinoamericana de Comunicação Popular de 18:00 às 20:00 horas. Julio Maya(Grupo Entrou Por Uma Porta/ Corporacion Escuela Sin Paredes), Maria Alejandra Barrera(Corporación Simón Bolivar), Gabriel Bettin (Corporación Nuestra Genta/Plataforma Puente), Alex Maia( Mira Peripheria), Joel Zito (Diretor - Casa de Criação Cinema)  e Nardi Sousa(Universidade de Santiago)

27/ 07 – Rede Latino americana de Arte-transformação e Rede Latino americana de Teatro em Comunidade de 18:00 às 20:00 horas; Ines Sanguinetti (Arte transformacion),Reinaldo Sant’ana (Grupo Entrou por Uma Porta), Jorge Blandon (Corporación Nuestra Gente), Dan Baron( ABRA) e Jorge Reales(Escola de Musica de Catamarca e Cia de La Campaña) e

28/ 07 – Musica, cena, arte para encantamento no Continente americano e africano de 18:00 às 20:00 Horas; Reinaldo Vargas( Nucleo de Artes Silveira Sampaio), Flávio Freitas( Entrou Por Uma Porta), Doryan Bedoya (caja Ludica) e Ecio Salles( SEC-RJ)

29/ 07 – Cultura Viva na América Latina e África de 18: às 20:00 Horas; Celio Turino; Jorge Melguizo, Eduardo Balan, Mario Lúcio(Ministro de Cultura de Cabo Verde) , André Diniz (Ministério da Cultura RJ/ES), Robson Leite( Deputado Estadual da Frente Parlamentar de Cultura) Reimont( Vereador da Frente Parlamentar de Cultura) e Paloma Carpio Valdeavellano(Escuela Prof. Circo Social La Tarumba.)

30/ 07 – Lancamento da Rádio Web ao vivo da Praça das Musas* – Taquara – Jacarepaguá
Rio de Janeiro(em frente ao Colégio Brigadeiro Schorcht) de 15:00 às 19:00 Horas.
-                   Banda de Jefferson (Rock Punk)
-                   Bloco dos Prazeres
-                   Banda de Reinaldo Vargas
-                   Banda de Blues de Lapa
-                   Roda de Samba Alunos
-                   Rosalvo e Banda
-                   Cena do Boi
-                   Novela narrada pelos alunos
-                   performance fogo de Walace

O colégio fica na Rua dos Prazeres, 271, Taquara – Jacarepaguá.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Tonamata Gastrolounge!

Hoje vamos falar um pouco sobre um dos espaços de Jacarepaguá que fica em Vargem Grande. Esta postagem é de Jansen Matos do site Encantos do Rio. O Tonamata é um gastrolounge localizado no final da Estrada dos Bandeirantes.


quarta-feira, 20 de julho de 2011

Lei Estadual de Incentivo à Cultura abre inscrições

A Secretaria de Estado de Cultura abriu um novo período de inscrições na Lei Estadual de Incentivo à Cultura - de 12 de julho a 12 de setembro. Dessa vez, o edital estará aberto para projetos a serem realizados a partir de janeiro de 2012. 

quinta-feira, 14 de julho de 2011

"Jacarepaguá é Arte" e a Dança Cigana!

O que vocês sabem sobre a dança cigana? Há muitos dançarinos e grupos em Jacarepaguá e, vamos trazer um pouco sobre nesta postagem.

“O povo cigano, de tradição nômade, passou por diversas regiões e delas retirou influências na música, dança e vestuário. Sua cultura é de tradição oral, transmitida de geração para geração. Os movimentos de dança contam a história dos ciganos e possuem sempre um significado místico e espiritual. Podem expressar sensualidade, amor, raiva, alegria, ou tristeza com a graça de uma dança bonita, atrativa e muito exótica. Além de tudo isso o dançarino desenvolve sua coordenação motora e pode alongar e fortalecer os músculos. A dança também é excelente para aliviar o estresse, aumenta a alto-estima e a sensualidade.”

Grupo Gaia - Márcia professora no centro sentada, Sara de azul na ponta esquerda
e Marilene de rosa no centro em pé.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Festa Julina e oficinas gratuitas do Curupaiti no Tanque!

O Centro Nacional de Cultura Urbana do Curupaiti está com duas informações importantes sobre suas atividades. A festa Julina do Curupaiti e oficinas gratuitas de teatro, canto, dança afro, percussão, artesanato e capoeira. Confira abaixo! 


quarta-feira, 6 de julho de 2011

Programação Cultural

Antes da programação, pergunto a vocês:
Tem um evento que gostaria de partilhar conosco, uma opinião sobre um espaço, evento ou produção, ou ainda gostaria de enviar seu material para entrevista?

domingo, 3 de julho de 2011

"Jacarepaguá Viu" por Liv Mila a Festa Julina do Retiro dos Artistas!

Hoje nosso blog vai trazer a experiência de uma de nossas sorteadas, Liv Milla, para a Festa Julina do Retiro dos Artistas. Liv Milla ganhou o primeiro dia de festa no twitter (jacarepaguacult), e com um acompanhante, pôde participar gratuitamente das atividades e shows de uma das festas mais tradicionais do bairro. O Jacarepaguá Cultural pretende organizar uma área “Jacarepaguá Viu” a partir da opiniões de nossos leitores, participantes, colaboradores do blog, e principalmente, aqueles que participam das atividades do bairro. Portanto, mandem email para: jacarepaguacult@gmail.com

Grupo Maria Filó

sexta-feira, 1 de julho de 2011

BESAME MUCHO de volta aos Anos Dourados no Sesi dia 02 !

Nosso grande parceiro Teatro Sesi nos cedeu cortesias para convidar nossos seguidores, portanto, teremos convites para os primeiros que nos pedirem. Viu como é fácil? É só nos enviar um email (jacarepaguacult@gmail.com) dizendo, "Eu gostaria de ir com um acompanhante a peça Besame Mucho no Teatro Sesi JPA!". Vamos lá! Se você ainda não sabe o que fazer no sábado ou tem interesse na história, estaremos a espera do seu email! Leia abaixo sobre.