domingo, 29 de maio de 2011

"Jacarepaguá é Arte" com João Piccoli!

Jacarepaguá é arte sem dança? Não poderia ser, e por isso entrevistamos João Piccoli, 45 anos, morador da Freguesia, professor, dono de uma academia de dança de salão e ainda promotor de eventos ligados a dança.

“Abri minha primeira academia em 1999, na Freguesia, hoje estamos no Rioshopping. Sinto uma enorme satisfação em trabalhar com a Dança de Salão, por ser social, vejo que é uma modalidade que transforma as pessoas, e integra diferentes idades, classes sociais e gêneros em um mesmo ambiente sem diferenças ou discriminações. O retorno que tenho é o fato de fazer o bem a essas pessoas e trabalhar com sorrisos e alegrias, pois financeiramente a arte de dançar não é muito valorizada, por esse motivo é muito difícil alguém ficar rico com dança, mas vivo e sustento minha família com esse trabalho.”


Piccoli conta que sua carreira iniciou desde a infância, pois sempre teve contato com a dança de salão e é sobrinho da Mestra Maria Antonieta. Em 1978 fez um curso básico de dança de salão com Mestra Maria Antonieta (bolero, samba, salão, swing, além de extras como folclórica, tango, samba no pé, ritmos nordestinos e latinos), em 1982 estágio com a Mestra Maria Antonieta no curso Dança de Salão, além de outros cursos como Rock (Mauro Lima), Salsa (Rogério Mendonza / Flávio Miguel), Coreografia (João Carlos Ramos) e outros. Mas recomeçou em 1993 quando teve um convite para dar aula em uma academia de dança na Taquara.

“Comecei definitivamente minha trajetória em 1993, e de lá pra cá não parei mais com minhas realizações, obras, mostrando meu talento onde surgiam as oportunidades, no teatro e no cinema, na preparação de atores para pequenas participações com dança, ou ainda ministrando palestras sobre o samba de gafieira e suas vertentes. Finalmente em 1999, inaugurei o Centro de Danças João Piccoli, onde consegui finalmente, produzir o que sempre foi minha vertente: eventos de qualidade, usando meu grupo de dança nas realizações, além de ministrar aulas de Danças de Salão, promovendo essa arte em Jacarepaguá até hoje.”

Quando perguntado sobre a resposta em Jacarepaguá, Piccoli disse: “sempre foi boa, acredito que ainda temos muito a expandir, visto que estamos em um bairro com um potencial de crescimento visível.”


Para aqueles que pretendem se enveredar por essa área, Piccoli afirma que é um trabalho prazeroso, porém nada fácil. para ser profissional temos que encarar esse ofício com responsabilidade, hoje tenho uma empresa, que emprega outras pessoas, paga impostos e tem diversas obrigações e deveres, tem seus altos e baixos como qualquer empresa, apesar de parecer fácil, pois trabalhamos com arte, é uma empresa prestadora de serviços como qualquer outra, a diferença que o nosso serviço é promover prazer, saúde, be-estar, alegria, por isso soa como fácil, mas não se engane, porque não é.
Quero dizer também, que a especialização é importante, fazer aulas e ter experiência na dança é fundamental, para quem pretende dar aulas, hoje vejo algumas pessoas que fazem 3 meses de aula e começa a dar aulas dentro de condomínios, informalmente e as pessoas que não conhecem acabam pagando por um serviço de péssima qualidade. Se optar por esse caminho procure sempre uma boa formação, em escolas registradas com pessoas que possuam capacitação, existem diversas escolas e profissionais competentes em todo o Rio de Janeiro, pesquise, não pague ao primeiro que aparecer.”

Centro de Danças João Piccoli
Rioshopping
Estrada do Gabinal, 313 – lj 168, 169ª – Freguesia – Jacarepaguá – RJ
(21) 3684-6381 ou 2452-7303

Serviços:
Aulas de Bolero, Swing, Samba de Gafieira, Salsa, Zouk, Forró, Samba no pé e Tango.
Convenções e/ou congressos;
Shows para turistas;
Festas de casamento, bodas e aniversários;
Montagem de coreografias;
Excursões dançantes;
Festas temáticas;
Aulas em empresas;
Aulas particulares.

Um comentário:

  1. OLá João Piccoli!!

    Tudo bém, com vc?espero que sim.
    Fui sua aluna por apenas 2 meses e tive que parar,mais gostaria de voltar a dançar.vc tem um preçinho especial para ex. alunas?
    Um abraço para vc e sua familia.
    Elisabete Taquará.

    ResponderExcluir